O Azure Active Directory, conhecido também como “Azure AD” dá suporte a criação, exclusão de usuários em massa e download de lista de usuários com os dados da conta. Isso tudo é feito através de um arquivo CSV e os valores são separados por vírgulas. Você pode encontrar dificuldades para carregar o arquivo e não encontrar a solução nem mesmo na documentação, mas é bem simples esse processo e vou lhe mostrar o passo a passo.
Permissões necessárias
Para criar usuários em massa no portal de administração, você deve estar conectado como administrador global ou administrador de usuários.
Idioma
Dica: Antes de mais nada, deixe seu painel em inglês. Isso facilitará o acompanhamento das próximas etapas e também será importante para você no futuro.
Como fazer
Para realizar essa operação você precisa acessar o seguinte caminho: Azure Active Directory > Users > Bulk operations > Bulk create
[Passo 14 – “Exemplo de preenchimento correto:”]Após acessar esse caminho você poderá baixar o modelo disponibilizado e após editar o modelo carregá-lo novamente para adicionar os novos usuários. Veja o passo a passo abaixo com prints:
Acesse “Azure Active Directory” (Tem várias formas de encontrar o Azure AD. Caso não apareça na sua tela, use o campo de pesquisa)
Após abrir o Azure AD, acesse o menu “Users”
Você chegou na página de gerenciar seus usuários e é aqui onde você encontra as opções de criar, excluir e baixar usuários em massa. Vamos focar na opção de criar usuários em massa. Clique em “Bulk operations” e depois selecione a opção “Bulk create”
Vai abrir uma janela encaixada do lado direito. Baixe o template CSV e salve.
Abra o arquivo. Você encontrará um modelo semelhante a este:
Você precisa editar este arquivo, então atenção para alguns pontos.
Não altere a primeira linha. Mantenha a informação da versão do arquivo.
Não altere a segunda linha. É a informação do cabeçalho e os campos com “Required” significa que você precisa informar os campos, pois são obrigatórios.
A terceira linha contém um exemplo de preenchimento, mas falta uma informação importante na qual você pode encontrar dificuldade ao fazer o upload, mas é simples de resolver.
Linha de exemplo: contém os exemplos de valores aceitáveis e obrigatórios para cada coluna. Ou seja, essas são as quatro informações obrigatórias: Name [displayName] Required,User name [userPrincipalName] Required,Initial password [passwordProfile] Required,Block sign in (Yes/No) [accountEnabled] Required
Cada novo usuário insira em uma nova linha, toda a informação dentro da célula da coluna A. (Veja no print de exemplo adiante)
Não recomendamos adicionar novas colunas ao modelo. Todas as colunas extras adicionadas são ignoradas e não são processadas.
São 17 colunas, se você informar apenas as 4 colunas obrigatórias, não conseguirá realizar o upload. Você precisa inserir 13 vírgulas para direita para que o Azure Ad entenda que você manterá os demais campos em branco. Veja o exemplo abaixo:
Exemplo de preenchimento correto:
Importante, insira o domínio do seu tenant para o e-mail do usuário.
Salve o arquivo e volte para o portal do Azure.
Selecione o arquivo alterado.
Arquivo carregado com sucesso, clique em submit para carregá-lo:
Aguarde a importação
Veja o resultado:
Neste exemplo, somente um usuário foi importado. É possível verificar? Sim.
Verificar status das importações em massa
É possível ver o status de todas as suas solicitações em massa.
No menu lateral de Users, clique na opção “Bulk operation results”
Veja a lista de log de importações. Vou abrir o último “import”, que foi parcialmente com sucesso.
Aqui você verá os detalhes da importação:
Limites de importação em massa
Cada atividade em massa de criação de usuários pode ser executada por até uma hora. Isso permite a criação em massa de pelo menos 50 mil usuários.
Artigo: Criar usuários em massa no Azure Active Directory Autor: Marcos Vinicius GitHub: @marcosviniciusid, @devprocommunity Contribuição: Você pode comentar para contribuir com este artigo. Sempre que for pertinente o artigo será atualizado.
Microsoft Azure
Conceitos básicos do Azure (AZ-900). Artigo baseado na documentação da microsoft.