#01 Microsoft Azure – Conceitos básicos do Azure (AZ-900)

Baseado no roteiro de aprendizagem – Introdução aos conceitos básicos do Azure

O que é Cloud Computing

É a entrega de serviços de computação pela Internet. O que seriam esses serviços?

  • Servidores
  • Armazenamentos
  • Bancos de dados
  • Redes
  • Softwares
  • Análises e inteligência

Basicamente a computação em nuvem é uma estrutura física na qual você não sabe onde está, mas você consome esses recursos pela internet e gerencia os recursos no qual você contratou (“alugou”). A computação em nuvem oferece implementação mais rápida, flexibilidade e economias de escala.

Por que normalmente é mais econômica?

Em Cloud computing (Computação em nuvem) você paga conforme o uso. Como assim? Se você provisiona uma VM (Virtual Machine) de 128GB de Armazenamento, 4GB de RAM e bla bla bla… você vai pagar somente por esse recurso. Diferentemente de uma estrutura física, local, em que você vai estimar um determinado recurso e talvez não vai utilizar toda a capacidade do mesmo, entende? Por esse motivo a computação em nuvem (Cloud computing) pode ser mais econômica, pois você paga somente pelo o que usa. Isso ajuda a:

  • Reduzir os custos operacionais.
  • Executar a infraestrutura com mais eficiência.
  • Escale as operações de acordo com as necessidades de negócios.

Em outras palavras, a computação em nuvem é uma forma de alugar capacidade computacional e armazenamento do datacenter de terceiros. Você pode tratar os recursos de nuvem como faria com os recursos em seu próprio datacenter. E, depois de usá-los, devolva-os. Você será cobrado apenas pelo que usar.

Em vez de manter CPUs e armazenamento no seu datacenter, você aluga esses recursos pelo tempo necessário. O provedor em nuvem é responsável por manter a infraestrutura para você.

Microsoft – O que é a computação em nuvem? – Learn | Microsoft Docs

Por que devo migrar para a nuvem?

A nuvem pode te ajudar a avançar com mais rapidez de maneira que antes no on-premises (datacenter local) era quase impossível. Cada vez mais é cobrado agilidade e entrega e a tendência é que as equipe entreguem novos recursos aos usuários em tempo recorde, de forma mais sofisticada em seus dispositivos e softwares.

O que é Azure

Azure é um produto da Microsoft de computação em nuvem (Cloud Computing). O Azure é um conjunto imenso de serviços de nuvem, em constante expansão. É uma nuvem pública, ou seja, você pode obter uma conta (subscription) e consumir os recursos de Cloud Computing da Microsoft criando, gerenciado e implementando recursos (Servidores, bancos de dados, armazenamento, softwares e etc).

O que é o portal do Azure?

O portal do Azure é um console unificado baseado na Web. Simplificando, é basicamente um site onde você vai gerenciar seus recursos (Máquinas virtuais, usuários, permissões de usuários, rede, vpn, etc), é uma alternativa para as ferramentas de linha de comando. Essa interface gráfica (portal do Azure) é apenas uma “casca” para você poder operar os recursos do Azure, pois há uma camada por trás dele que trabalha com linhas de comando. Essa camada é o Azure Resource Manager. Essa camada promove segurança, cria, atualiza, deleta recursos e coordena a operação. Mas calma, você precisa apenas entender que o Portal Azure é apenas uma casquinha, uma interface gráfica em que a cada clique na tela você dispara um comando.

Visão geral do Azure Resource Manager - Azure Resource Manager | Microsoft  Docs

Portal do Azure foi projetado para ter disponibilidade contínua. Ele mantém presença em todos os datacenters do Azure e isso o torna resiliente a falhas de datacenters individuais e evita a lentidão da rede ao se manter perto dos usuários. O Portal do Azure é frequentemente atualizado e não tem nenhum tempo de inatividade para atividades de manutenção. Importante ressaltar que nome de recursos, ícones, disposição de informações… costumam mudar e isso é normal. Mas a essência/lógica sempre é a mesma. Veja o exemplo abaixo (Overview – Azure Active Directory):

Início rápido – Acesso e criação de locatário – Azure AD | Microsoft Docs

————

Tour pelos serviços do Azure

Veja um panorama geral dos serviços e recursos disponíveis no Azure.

Diagrama mostra a visão geral de serviços populares do Azure com seções de segurança e gerenciamento, serviços de plataforma, nuvem híbrida e serviços de infraestrutura.

Gigante, não é mesmo? Não precisa se preocupar com isso. Você vai conhecer os principais recursos no decorrer dos seus estudos. Importante dizer que é difícil conhecer todas as categorias de serviços de forma aprofundada.

  • Computação
  • Rede
  • Armazenamento
  • Bancos de dados
  • Web
  • Internet das coisas (IoT)
  • Big Data
  • IA
  • DevOps

Caso queira um overview rápido sobre esse tópico, assista o vídeo abaixo

vai até 21:40

Introdução a contas do Azure

Para criar e usar os serviços do Azure, você precisa de uma assinatura do Azure, a famosa Subscription. Você pode comprar diretamente da Microsoft ou por meio de um representante. Também é possível comprá-lo por meio de um parceiro Microsoft.

Para você conhecer melhor os tipos de contas, como funciona, como criar conta trial recomendo assistir o vídeo abaixo pois ficará mais simples e direto o entendimento.

Basicamente esses são os tópicos sobre os “Conceitos básicos do Azure”. Clique no botão abaixo para testar seus conhecimentos neste tópico.

O que será cobrado na prova AZ-900?

A prova AZ-900 é basicamente teórica, é você saber descrever o que é nuvem e os principais serviços no Azure. Veja abaixo as áreas de domínio:

  • Descrever os conceitos da nuvem [20-25%]
  • Descrever os principais serviços do Azure [15-20%]
  • Descrever as principais soluções e ferramentas de gerenciamento no Azure [10-15%]
  • Descrever os recursos gerais de segurança de rede e segurança [10-15%]
  • Descrever recursos de identidade, governança, privacidade e conformidade [20-25%]
  • Descrever os Contratos de Nível de Serviço e o gerenciamento de custos do Azure [10-15%]

Esses tópicos podem sofrer atualizações, portanto segue o link direto para o pdf oficial com a estrutura de tópicos do exame.

Informações extras

Importante saber que a pontuação de aprovação para a prova de certificação é de 700. Saiba mais sobre pontuações de exame.

Você pode estar pensando: “Como me preparar para a prova de certificação? Qual o formatado das perguntas?”. Pequeno gafanhoto, a Microsoft deixou um link na página de informações do exame para um pdf contendo perguntas pra te ajudar a se preparar para a prova.

Microsoft Azure

Conceitos Fundamentais do Azure (AZ-900). Artigo baseado na documentação da microsoft.

Artigo: 01 Microsoft Azure – Conceitos básicos do Azure (AZ-900)
Autor: Marcos Vinicius
GitHub: @marcosviniciusid@devprocommunity
ContribuiçãoVocê pode comentar para contribuir com este artigo. Sempre que for pertinente o artigo será atualizado.

Marcos Vinicius
Marcos Vinicius
Artigos: 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *