Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Comunidade de Tecnologia
Comunidade de Tecnologia
Baseado no roteiro de aprendizagem – Introdução aos conceitos básicos do Azure
É a entrega de serviços de computação pela Internet. O que seriam esses serviços?
Basicamente a computação em nuvem é uma estrutura física na qual você não sabe onde está, mas você consome esses recursos pela internet e gerencia os recursos no qual você contratou (“alugou”). A computação em nuvem oferece implementação mais rápida, flexibilidade e economias de escala.
Em Cloud computing (Computação em nuvem) você paga conforme o uso. Como assim? Se você provisiona uma VM (Virtual Machine) de 128GB de Armazenamento, 4GB de RAM e bla bla bla… você vai pagar somente por esse recurso. Diferentemente de uma estrutura física, local, em que você vai estimar um determinado recurso e talvez não vai utilizar toda a capacidade do mesmo, entende? Por esse motivo a computação em nuvem (Cloud computing) pode ser mais econômica, pois você paga somente pelo o que usa. Isso ajuda a:
Em outras palavras, a computação em nuvem é uma forma de alugar capacidade computacional e armazenamento do datacenter de terceiros. Você pode tratar os recursos de nuvem como faria com os recursos em seu próprio datacenter. E, depois de usá-los, devolva-os. Você será cobrado apenas pelo que usar.
Em vez de manter CPUs e armazenamento no seu datacenter, você aluga esses recursos pelo tempo necessário. O provedor em nuvem é responsável por manter a infraestrutura para você.
Microsoft – O que é a computação em nuvem? – Learn | Microsoft Docs
A nuvem pode te ajudar a avançar com mais rapidez de maneira que antes no on-premises (datacenter local) era quase impossível. Cada vez mais é cobrado agilidade e entrega e a tendência é que as equipe entreguem novos recursos aos usuários em tempo recorde, de forma mais sofisticada em seus dispositivos e softwares.
Azure é um produto da Microsoft de computação em nuvem (Cloud Computing). O Azure é um conjunto imenso de serviços de nuvem, em constante expansão. É uma nuvem pública, ou seja, você pode obter uma conta (subscription) e consumir os recursos de Cloud Computing da Microsoft criando, gerenciado e implementando recursos (Servidores, bancos de dados, armazenamento, softwares e etc).
O portal do Azure é um console unificado baseado na Web. Simplificando, é basicamente um site onde você vai gerenciar seus recursos (Máquinas virtuais, usuários, permissões de usuários, rede, vpn, etc), é uma alternativa para as ferramentas de linha de comando. Essa interface gráfica (portal do Azure) é apenas uma “casca” para você poder operar os recursos do Azure, pois há uma camada por trás dele que trabalha com linhas de comando. Essa camada é o Azure Resource Manager. Essa camada promove segurança, cria, atualiza, deleta recursos e coordena a operação. Mas calma, você precisa apenas entender que o Portal Azure é apenas uma casquinha, uma interface gráfica em que a cada clique na tela você dispara um comando.
Portal do Azure foi projetado para ter disponibilidade contínua. Ele mantém presença em todos os datacenters do Azure e isso o torna resiliente a falhas de datacenters individuais e evita a lentidão da rede ao se manter perto dos usuários. O Portal do Azure é frequentemente atualizado e não tem nenhum tempo de inatividade para atividades de manutenção. Importante ressaltar que nome de recursos, ícones, disposição de informações… costumam mudar e isso é normal. Mas a essência/lógica sempre é a mesma. Veja o exemplo abaixo (Overview – Azure Active Directory):
————
Veja um panorama geral dos serviços e recursos disponíveis no Azure.
Gigante, não é mesmo? Não precisa se preocupar com isso. Você vai conhecer os principais recursos no decorrer dos seus estudos. Importante dizer que é difícil conhecer todas as categorias de serviços de forma aprofundada.
Caso queira um overview rápido sobre esse tópico, assista o vídeo abaixo
Para criar e usar os serviços do Azure, você precisa de uma assinatura do Azure, a famosa Subscription. Você pode comprar diretamente da Microsoft ou por meio de um representante. Também é possível comprá-lo por meio de um parceiro Microsoft.
Para você conhecer melhor os tipos de contas, como funciona, como criar conta trial recomendo assistir o vídeo abaixo pois ficará mais simples e direto o entendimento.
Basicamente esses são os tópicos sobre os “Conceitos básicos do Azure”. Clique no botão abaixo para testar seus conhecimentos neste tópico.
A prova AZ-900 é basicamente teórica, é você saber descrever o que é nuvem e os principais serviços no Azure. Veja abaixo as áreas de domínio:
Esses tópicos podem sofrer atualizações, portanto segue o link direto para o pdf oficial com a estrutura de tópicos do exame.
Importante saber que a pontuação de aprovação para a prova de certificação é de 700. Saiba mais sobre pontuações de exame.
Você pode estar pensando: “Como me preparar para a prova de certificação? Qual o formatado das perguntas?”. Pequeno gafanhoto, a Microsoft deixou um link na página de informações do exame para um pdf contendo perguntas pra te ajudar a se preparar para a prova.
Conceitos Fundamentais do Azure (AZ-900). Artigo baseado na documentação da microsoft.
Artigo: 01 Microsoft Azure – Conceitos básicos do Azure (AZ-900)
Autor: Marcos Vinicius
GitHub: @marcosviniciusid, @devprocommunity
Contribuição: Você pode comentar para contribuir com este artigo. Sempre que for pertinente o artigo será atualizado.